x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 52

Nu-Propriedade

Junior Soares

Junior Soares

Iniciante DIVISÃO 1, Assessor(a)
há 1 semana Terça-Feira | 23 abril 2024 | 19:23

Suponhamos que eu tenha um imóvel  residencial escriturado em meu nome  que foi pago $133,00  reias  no ano de 2015, devidamente declarado no Imposto de Renda como Bem de Direito. 

Além desse imóvel , eu e meu irmão somos NU-Proprietários de um imóvel que minha  mãe e usufrutuaria. 

Lembrando que a nua-propriedade é o domínio sobre um imóvel, mas sem usufruto. Ou seja, o nu-proprietário tem direito sobre o bem, mas não tem a posse, uso e gozo do imóvel, que são de direito do usufrutuário. A propriedade só será consolidada após a morte do usufrutuário, renúncia do usufruto ou fim do prazo determinado pela Justiça.

No caso de venda do imóvel de $133,00 pelo valor de $255,00 na declaração do GCAP , quanto é efetuada a pergunta pelo programa  (Você possui outro imóvel seja como proprietário individual, em condomínio ou em comunhão?)   a resposta é SIM ou NÃO  ?

Tem que se pagar imposto sobre esta transacção ?  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.