x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 377

Não quero crescer meu escritório

Estela

Estela

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 semana Segunda-Feira | 22 abril 2024 | 14:28

Olá!

Quero a opinião dos meus colegas no seguinte assunto:

Possuo um escritório a mais ou menos 10 anos, já tenho um quantidade de clientes bacana que me da um renda mensal maior que o piso se eu fosse CLT, porém sinto me pressionada a crescer o escritório, contratar funcionárias, arrumar mais clientes, só que não quero isso. Curso Direito, e quero seguir atendendo os clientes que tenho, inclusive não quero pegar mais clientes pois tenho medo de não dar conta.
Acham que estou pensando pequeno? 
Gosto de ter poucos clientes, suficientes na verdade, não quero escritório grande, esse nunca foi me sonho, mas sinto me pressionada, se alguém consegue entender o que digo, o que acha? 

Fabio Alex Keniz Donay

Fabio Alex Keniz Donay

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 1 semana Segunda-Feira | 22 abril 2024 | 14:45

oi, o problema é que os clientes muitas vezes vão saindo, dando baixa nas empresas, trocando de contador,   quem nao cresce pode acabar sem clientes, cada cliente cria uma rede de possíveis futuros clientes por relacionamento., mesmo que ele saia, terás outros. Então é muito particular de que região esta e os tipos de clientes que atende.

Estela

Estela

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 semana Segunda-Feira | 22 abril 2024 | 15:16

Na verdade o meu diferencial é um atendimento mais direto, gosto de atender o cliente diretamente, visita-lo em seu espaço, atender com calma...não chamar o cliente por número e nem os seus funcionários, mas pelo o nome. Em um modelo de escritório maior e com mais clientes isso seria impossível, não tenho o honorário mais caro da região, mas tbm não sou a mais barata, acredito que consigo viver e evoluir meu patrimônio trabalhando desta maneira, mas outros colegas e até alguns clientes ficam me dizendo que tenho que ter um escritório grande, contratar funcionários, ter clientes grandes, grandes empresas,
Tenho medo do que o colega mencionou sobre a questão de perder clientes, ou tem até a situação tbm mencionada para ele que um cliente indica para outro e eu por não ter capacidade de atender acabo recusando e o cliente que indicou fica chateado, mesmo eu explicando que se pegar um novo cliente o meu atendimento será prejudicado e é ai que vem a história de que tenho que contratar...
Gosto de trabalhar sozinha, no meu ritmo   e com o modelo e negócio que eu escolhi, mas esta complicado

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 1 semana Segunda-Feira | 22 abril 2024 | 15:30

Estela.

Legal a sua forma de trabalhar, que muito te faz se aproximar do cliente.

Eu também estou há tempos "pisando no freio" e não tenho me arrependido, pois diante de outras atividades, a contabilidade não é o meu principal objeto, como imagino, deve ser o seu caso.

Pela que tenho visto e sentindo na própria pele, você está CORRETÍSSIMA.

Avante!!!

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Estela

Estela

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 semana Segunda-Feira | 22 abril 2024 | 15:59

Hugo Ribeiro, você possui escritório?  trabalha sozinho?

Obrigada pela interação no meu questionamento.

Em época de rede social e de influencers contábeis jogando na nossa cara que tem milhares de clientes e que é possível, por alguns instantes eu me senti indo contra mão da maioria e me questiono se estou indo pelo caminho certo.

Definitivamente não sonho com um escritório grande com vários funcionários, nunca foi meu sonho, pra mim, contabilidade é qualidade e jamais quantidade , fora que amo minha rotina, fazer meus horários, minha liberdade.

Curso Direito e desejo exercer a profissão jurídica agregando a contábil

Patricia Favoretto

Patricia Favoretto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 semana Quarta-Feira | 24 abril 2024 | 09:10

Prezada colega,

Estás confortável na sua forma de atuação? Se sim, permaneça! 
Não se sinta pressionada por essa horda de "influencers" que querem ensinar o pai-nosso ao vigário.....
Também somos um escritório médio, com 40 anos de atuação. Estou na segunda geração societária, e temos esta mesma proposta de atendimento humanizado, olho no olho com o cliente. 
Poderíamos, através de plataformas, atender a muito mais clientes, de forma robotizada.... mas não é e nunca foi nossa proposta.
Também nos atentamos à questão da perda de clientes e redução do faturamento, mas até o momento, mesmo tendo tido algumas baixas, ainda acredito estarmos no caminho correto.
Saem uns, entram outros.
Espero ter auxiliado com nosso depoimento!

Patricia s. F. Ribeiro


Estela

Estela

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 semana Quarta-Feira | 24 abril 2024 | 15:17

Patricia Favoretto, me ajudou muito sim com o seu depoimento, e muito!

Por isso gosto tanto deste portal, aqui encontro colegas que vivem a contabilidade, o dia a dia, as dificuldades e felicidades da nossa profissão.

Meu escritório é novo, tenho poucos clientes, mas estou feliz e sinto-me realizada profissionalmente, não estou rica, alias estou muito longe da riqueza financeira, mas vivo bem, tenho casa própria, meu carro que pago as prestações em dia.
Atualmente estudo Direito e quero no futuro poder oferecer tbm a assessoria jurídica aos clientes que possuo.
Gosto de caminhar devagar mas com passos firmes, construindo uma carreira sólida e fazendo amigos além de clientes. 
Alguns dizem que penso pequeno, mas estou feliz assim, agora mais ainda por saber que tenho colegas que me entendem e pensam como eu.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.